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O branding muito além da marca: como impactar o seu consumidor de forma positiva e constante

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Tempo de leitura: 9 minutos

Antes de abordamos o branding no dia a dia da sua empresa, vamos deixar claro uma coisa: brand é marca, branding é a gestão desta marca. Ou se você preferir um nome mais complexo, podemos chamar de brand management. Porém, muito mais do que compreender estas diferenças, é preciso aprofundar em todas as estratégias possíveis que incidem nele. 

O que seria, propriamente, a marca? Como é possível se transformar em referência a partir do seu branding? E o mais importante: como impactar o seu consumidor de forma positiva e constante? 

Para saber mais preparamos este artigo exclusivo para você. E se você prefere o conteúdo por áudio, o podcast da Ceo Megali Larissa Catalan tem um episódio que vai te mostrar sobre o personal  branding e é só clicar aqui para ouvi-lo. Acompanhe conosco e boa leitura! 

Afinal, o que é branding? 

O branding, como gestão de marca, se relaciona a tudo intangível sobre o que sua empresa pensa, faz e vende. Em outras palavras, ele é o que transforma os ícones, signos, símbolos, palavras, ações, produtos, valores e conceito em um ponto de contato que chegue até o seu cliente. 

Dessa forma, o brand é o conjunto de significados que existe na cabeça do cliente, enquanto o branding são todos os canais utilizados para formatar isso. 

No livro “As 22 Consagradas Leis do Marketing”, os autores Al Ries e Jack Trout sintetizam bem o significado do branding dentro do marketing: 

“Tudo o que existe no mundo de marketing são percepções nas mentes dos clientes. A percepção é a realidade. Tudo o mais é ilusão.” 

O papel do branding no dia a dia de uma empresa 

O branding assume um papel fundamental no dia a dia das pessoas quando a marca é uma referência na tomada de decisão de uma compra. Uma pessoa pode escolher uma marca pois já conhece a qualidade, ou porque procura preço baixo. Ou por se identificar com valores: é uma marca jovem, é uma marca preocupada com o meio-ambiente, é uma marca que apoia uma causa. Quanto mais intangíveis essas associações à marca, mais proprietária a marca é. Ou seja, mais única, mais difícil de copiar – e maior o vínculo entre marca e seu público.  
E o branding mexe (positivamente!) no ponteiro das suas métricas. Quando seu posicionamento de marca e mensagens-chave estão bem alinhados, seus clientes compram mais rápido, compram mais e indicam sua marca mais vezes. Em outras palavras, branding bem-feito diminui tempo de conversão, reduz gaps e problemas e converte seguidores em clientes. E é isso que toda empresa quer, não é mesmo? 

Tente imaginar, por exemplo, a Netflix. Os “fãs” da marca se encantam muito mais pela forma como ela interage, sua interface amigável e seu contato com os consumidores do que necessariamente pelo produto que ela oferece. Porém, é preciso ter cuidado para não esquecer que nenhum branding se sustenta com um produto ou serviço de qualidade duvidosa ou que seja desinteressante. 

Posicionamento de marca é essencial para o branding 

Nessa parte da sua estratégia de marca, você define de que forma a sua marca será posicionada no mercado, ou seja, qual jogo você está jogando? Com quem está competindo? Quem é sua persona? Qual é o tamanho desse mercado?  
O posicionamento é muito importante, pois é ele que direciona a forma como os consumidores irão te enxergar no mercado e com quem eles irão te comparar. 
Aqui entra o público e persona, o mercado de atuação, os diferenciais do produto e até mesmo o foco social da empresa. 

Branding é apenas um recorte de marketing 

Em mercados cada vez mais competitivos, é claro que marca é um ponto de diferenciação. Mas não pode ser o único. Por isso você precisa considerar como a gestão da marca se relaciona com outras áreas da sua empresa. 

Um branding bem feito poderá, de modo geral: 

  • otimizar o investimento feito em marketing  
  • melhorar as métricas principalmente CAC e LTV 
  • facilitar o engajamento do time   
  • criar valor para públicos como investidores e futuros funcionários. 
  • trazer estratégia para a argumentação de vendas 
  • gerar credibilidade pro discurso  
  • criar conexão das pessoas com a empresa 

Deseja criar um branding que impacte o seu cliente? Nós podemos te ajudar! 

De acordo com o que acabamos de ler, é necessária uma ação constante e com planejamento a fim de que seu brand faça uma conversão sólida de suas vendas. E nós da Megali sabemos que a maior parte das empresas não têm tempo para dedicar exclusivamente a isso. 

Por isso, a Megali tem a solução para sua empresa que quer ter/manter a autoridade em seu segmento. Nós não somos uma agência tradicional e focamos em RESULTADO!  

E coordenamos sites, blogs corporativos, e-mail marketing, mídias pagas, SEO, redes sociais e campanhas online e offline de forma completa.  

Entre em contato conosco clicando aqui e confira nossas opções. 

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