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5 estratégias de Marketing para o final de ano

estratégias de marketing

Tempo de leitura: 10 minutos

Preparar uma estratégia de marketing para o final de ano não deveria ser muito diferente do que é planejado ao longo de todo o ano. Entretanto, é muito comum que empresas decidam focar no melhor período de vendas do ano de forma potencializada. 

Seja para vendas presenciais ou para o e-commerce, a certeza é uma só: sem estratégia de marketing, você não será capaz de aproveitar todo o potencial de seus produtos ou serviços. 

Desde que datas como a Black Friday passaram a fazer parte do calendário brasileiro de vendas, pensar numa estratégia de marketing para o fim do ano se tornou ainda mais necessário. Mas sua empresa está pronta? Confira neste artigo 5 dicas que irão te ajudar a vender muito mais e fazer uma comunicação incrível. Boa leitura! 

Porque não deixar para depois do fim do ano sua estratégia de marketing 

Antes das dicas, um aviso: da mesma forma que algumas empresas não se planejaram para se adaptar durante a pandemia, várias não estão prontas para o fim dela. Em outras palavras, algumas das estratégias de marketing que foram funcionais durante os últimos dois anos, estão prestes a mudarem mais uma vez. 

Dessa forma, preparar uma estratégia de marketing para o fim de ano não servirá apenas para vender como para testar quais técnicas ainda serão eficientes em 2022. 

E estamos falando isso em um cenário em que você poderá ainda trabalhar com ferramentas digitais como o principal norte de suas ações. Isso não significa que estas estratégias de marketing se tornarão obsoletas, mas após a redução drástica do número de contaminações pela Covid-19 a tendência é que o marketing offline ganhe maior peso. Ou seja, ações pela internet deverão ter maior conexão com o que acontece de forma presencial nos estabelecimentos. Isso porque, na teoria, o cliente poderá voltar a comprar in loco. 

Confira agora as 5 estratégias de marketing infalíveis que separamos para o final de ano da sua empresa. 

A captação de leads como estratégia de marketing para o final de ano 

Antes de entrarmos nas dicas sobre os tipos de e-mail marketing para fim de ano que você pode enviar, é importante que você use essa fase do ano para capturar mais leads para suas estratégias a curto, médio e longo prazo.   

Durante os períodos que antecedem as datas como Natal, os potenciais clientes têm maior probabilidade de se inscrever em uma lista de e-mails que promete, por exemplo, avisar em primeira mão sobre as ofertas que serão anunciadas especialmente para essas datas.  

O ideal é criar um conteúdo e uma chamada para ação que seja relevante, organizar o formulário de inscrição com informações que vão ajudar você a oferecer um conteúdo relevante para o cliente. 

Aposte em promoções e descontos especiais 

Durante o final do ano, seus clientes estão em busca de descontos e promoções. Por isso, essa é uma estratégia de marketing para o fim do ano que não pode faltar. Porém, para que seja realmente efetiva, é preciso que haja: 

  • descontos realmente atrativos; 
  • vantagens em relação a seus concorrentes, como por exemplo, frete grátis ou brindes; 
  • entrega rápida; 
  • cumprimento de acordos e prazos. 

Esses 4 elementos vão destacar seu negócio e ampliar a competitividade da sua marca. Lembre-se sempre ao criar uma estratégia de marketing para o fim de ano: às vezes é melhor ganhar no valor total que ter um lucro maior em poucos produtos. E é preciso que a campanha converse com o universo da sua marca

Procure se comunicar com clientes inativos 

Toda empresa com organização possui uma relação de clientes que “desaparecem” ou simplesmente não compram há um bom tempo. E uma boa estratégia de marketing para fim de ano é estimular este cliente para que volte a comprar. 

Não se esqueça de criar um fluxo de automação especial para esse grupo de pessoas, afinal, eles já conhecem sua empresa e – espero eu – que confiem nela.  

Incentive o cliente a levar produtos agregados 

Com boas estratégias de marketing para o final de ano é estabelecer promoções a partir de produtos que conversam entre si. Por exemplo, oferecer por um valor promocional uma camisa, para o cliente que está comprando uma calça. 

Para aplicar esta técnica, é importante que o valor de ambos itens ou serviços sejam apresentados de forma individual, e que seja realmente atrativo levar ambos. E muito cuidado, porque não é possível vincular dois produtos a uma única venda, senão será caracterizado por venda casada. 

Não tem tempo para uma estratégia de marketing para o final do ano? Comece 2022 pronto! 

Se todas as dicas anteriores estiverem com prazo curto ou impossibilidade de execução, anote a dica mais importante de todas: o ano recomeça em alguns dias. 

Por isso, é hora de planejar e pensar em uma estratégia de marketing para o ano inteiro. E para isso, você pode contar com a Megali. Aqui, conseguimos acompanhar todas as tendências do marketing e aplicar, de forma individualizada, o melhor método para a sua empresa ser referência na comunicação do seu segmento. 

Entre em contato conosco e saiba mais! 

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