Títulos criativos e que despertem o interesse dos leitores é o sonho de todo mundo que escreve, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de escrever para Internet, onde todos os dias, milhares de conteúdos sobre os mais diversos assuntos chegam a todo tempo.
Aliás, você sabia que a cada minuto, 3,5 milhões de buscas são realizadas no Google? Ou seja, não basta estar presente no universo virtual, é preciso se destacar.
E quando o assunto é escrever online, um título criativo sempre irá sair na frente, concorda?
Por isso preparamos esse guia para você pensar em títulos incríveis e criativos. E por falar em criatividade, se ela falhar, não deixe de conferir o podcast da nossa CEO Larissa Catalan com dicas imperdíveis para ser mais criativo. Boa leitura!
Título criativos e matadores: como chegar neles?
Primeiramente, é importante sabermos que títulos podem matar ou alavancar o seu site. Isso porque títulos são como paraquedas. Ou seja, se o usuário não “abrir” o seu título, tudo estará perdido.
Portanto, se ninguém clica nos seus artigos, de nada adiantou o enorme esforço que você fez para criar um artigo memorável. Ou isso também pode significar que você não aposta em títulos criativos.
Lembre-se: Seu título será a primeira conexão com os leitores e, se você falhar, tudo estará perdido.
As pessoas irão ver seu título no e-mail, nas redes sociais e até mesmo nas ferramentas de busca, como o Google.
É por esse motivo que você deve pensar bastante antes de definir o título do seu artigo.
Você quer matar ou alavancar seu site? Se você escolheu alavancar, observe como a técnica AIDA funciona para você criar melhores títulos.
A técnica AIDA: destrave títulos criativos já!
Essa é uma técnica bem simples para explicar os 4 elementos necessários que um título precisa ter para atrair a atenção do usuário. O acrônimo AIDA pode ser traduzido como:
Atenção
Interesse
Desejo
Ação
Entenda mais os princípios da AIDA
Atenção é simples. Você deve usar uma palavra ou um termo que capture a atenção imediatamente do leitor. (ao final desse artigo, compartilharei algumas palavras poderosas para essa função)
Você deve despertar o interesse mencionando o principal benefício que o leitor irá tirar do seu artigo. (no caso desse artigo, é aprender a escrever títulos melhores, assim como entender sobre a redação SEO para ter autoridade em seu blog.
O desejo de ler o artigo precisa ser despertado através da combinação entre benefícios e um senso de urgência.
Finalmente, faça a sua chamada para ação quando estiver compartilhando seu artigo nas redes sociais, com o uso de “clique aqui para ler o artigo”.
Combine a técnica AIDA com a técnica dos 4Us, explorada abaixo:
Seja ÚTIL para o leitor,
Crie um senso de URGÊNCIA,
Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO, e
Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.
Essa é a parte psicológica de como os títulos conseguem atrair a atenção do usuário. Ela é essencial na sua estratégia de antecipar tendências do marketing, com objetivo de gerar uma avalanche de tráfego para seus artigos.
Agora que passamos pela parte mais “técnica”, vamos aos exemplos de títulos que resistiram a força do tempo e continuam funcionando.
Exemplos de títulos de utilizamos na Megali
Nada melhor do que ensinar o que se pratica, concorda? Logo, vamos analisar os exatos títulos de artigos de sucesso aqui da Megali.
Abaixo, vamos entender por que eles funcionam, quebrando-os em várias partes para análise.
Exemplo 1: Growth Hacking: a estratégia de testar o tempo todo
Esse exemplo é clássico e mostra como é necessário aproximar o leitor do que ele irá encontrar no texto. Por ser uma palavra estrangeira e possivelmente pouco conhecida, neste título há uma explicação rápida e direta da estratégia em si. Mais fácil entender dessa forma, não é mesmo?
Exemplo 2: Arquétipos da marca: como usá-lo para criar um negócio de valor
Neste exemplo, mesmo se tratando de uma palavra em português, a ideia de explicar parte do pressuposto de que não adianta falar bem sobre algo. É necessário detalhar como aquilo poderá impactar diretamente na vida das pessoas. E esta é a intenção.
Com o título composto, o leitor fica sabendo que o assunto apresentado pode mudar o seu empreendimento.
Exemplo 3: Erros de Marketing que atrapalham qualquer estratégia
Por último, este artigo faz parte de nossos títulos criativos por ir na contramão da expectativa e mostrar erros, não acertos. Ou seja, o foco aqui é apresentar condições equivocadas que o leitor pode estar cometendo e assim, gerar identificação. Claro que também propusemos soluções para cada problema, contudo, o que chama o leitor ao texto é o fato errado em si.
Está sem tempo para títulos criativos um marketing assertivo: a Megali resolve para você!
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