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Os algoritmos do Instagram dizem respeito a todos os critérios e cálculos que a plataforma realiza automaticamente para determinar quais postagens irão aparecer para uma pessoa e em qual ordem.
Ou seja, é através deles que a rede social personaliza cada perfil, e no caso das empresas, decide (ou seria permite?) quem irá receber o conteúdo de quem.
Para o Instagram, a intenção é que cada usuário tenha uma experiência única, o que favorece seus potenciais clientes. Contudo, se seu post não é capaz de se apresentar como relevante aos algoritmos do Instagram, a sua empresa pode não ser vista ou não ter engajamento.
Pensando nisso, trouxemos esse artigo para desmistificar as postagens no Instagram. Confira conosco e boa leitura!
Entendendo os algoritmos do Instagram
Tente imaginar várias empresas produzindo conteúdos e várias pessoas os consumindo. E no meio disso, uma rede social estabelecendo qual conteúdo se aproxima mais do que os usuários gostam. Pois é exatamente isso o que os algoritmos do Instagram fazem.
Porém é preciso lembrar que, assim como as empresas que divulgam na plataforma, o próprio Instagram tem interesses comerciais. Logo, os mesmos algoritmos irão filtrar possíveis anúncios que deveriam ser pagos a fim de que você gaste por lá.
Aliás, fica aqui a primeira dica: todo marketing no Instagram deve conciliar postagens impulsionadas (pagas) com conteúdo orgânico, mas é preciso cuidado sobre o que espera de cada um.
Os posts patrocinados são absorvidos por mais gente, mas precisam de qualificação para darem resultado. Além disso, a frequência faz com que os algoritmos do Instagram cada vez menos mostre posts orgânicos para seus clientes. Dessa forma, você irá gastar cada vez mais para aparecer.
Por sua vez, os posts orgânicos possuem resultados mais demorados. Mas podem ser mais eficientes a médio e longo prazo.
Como funciona os algoritmos do Instagram para Feed e Stories
Com o uso da inteligência artificial, o Instagram identificou que os usuários preferem ver no Feed e nos Stories, conteúdo de amigos, familiares e pessoas mais próximas.
A partir daí, a plataforma classificou a ordem do conteúdo para esses dois canais priorizando as postagens recentes compartilhadas pelas pessoas que o usuário segue.
Há exceções, como no caso de anúncios – que aparecem tanto no Feed como nos Stories independentemente da proximidade do usuário com a marca.
Depois de mostrar os posts das pessoas mais próximas, o algoritmo analisa uma série de “sinais” para identificar o conteúdo que será apresentado na sequência. Por exemplo, a popularidade do post, a importância de quem postou, o grau de atividade do usuário e até mesmo o grau de interação com outros perfis. Aliás, o processo destes algoritmos é semelhante ao que acontece na redação SEO de um blog.
Como funciona o algoritmo do Instagram para Reels
O recurso Reels ainda está em alta no Instagram e tem foco total no entretenimento dos usuários.
Pensando nisso, o algoritmo utiliza um processo muito parecido com o do Explorar para determinar a ordem do conteúdo com base no que os robôs consideram que seja interessante para cada usuário.
Os sinais analisados pelos algoritmos do Instagram para o Reels são a atividade do usuário e sua interação, quais recursos utilizados (músicas, emojis, etc) estão em alta naquele momento e a semelhança daquele conteúdo em relação a outros que a pessoa consumiu.
Aliás, o Reels surgiu para competir com o Tik Tok e está sendo impulsionado de forma mais intensa pelo Instagram.
Como usar os algoritmos do Instagram a seu favor
Veja as nossas dicas para driblar os algoritmos do Instagram e garantir que seus posts apareçam para mais pessoas!
- Faça publicações relevantes, a partir de análises que mostram quais conteúdos você já publicou que possuem melhor engajamento;
- Verifique nas configurações em quais horários e dias seus seguidores estão mais ativos no Instagram (função disponível apenas para Instagram comercial);
- Seja efetivo para responder inbox e comentários. Isso cria relacionamento com o público;
- Incentive seus seguidores a te chamarem no Direct, onde você pode oferecer uma experiência exclusiva para ele.
E por último: nunca, mas nunca mesmo, compre seguidores. Eles podem soar com benefício a curto prazo, mas irão derrubar seu engajamento ou confundir seus algoritmos do Instagram.
E se gostou destas dicas e quer mais informações, entre em contato conosco que podemos criar uma estratégia exclusiva para sua empresa, apoiada na expertise do nosso marketing!