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Escrita para Instagram: quais os principais gatilhos para bombar na rede social

escrita para instagram

Tempo de leitura: 7 minutos

A escrita para o Instagram possui algumas questões específicas que precisam ser levadas em conta antes de iniciar um processo de engajamento na rede social. Isso porque, assim como a redação SEO para blogs, o Instagram realiza um mapeamento a partir de várias situações, a fim de distribuir em seu feed, stories e reels aqueles que considera mais pertinentes. 

Entretanto, existem estratégias para uma empresa criar uma relação mais próxima com o público a fim de “driblar” essas questões e conseguir bombar na rede social. A escrita para o Instagram está entre elas e iremos abordar esse assunto abaixo. Confira conosco e boa leitura! 

Gatilhos mentais para ter em mãos antes de pensar na escrita para Instagram 

Primeiramente, vamos relacionar os principais gatilhos mentais que você pode usar quando o assunto é escrita para o Instagram. Para facilitar sua leitura, vamos explicar o que é um gatilho mental e como ele se relaciona com o marketing de conteúdo. 

O que são gatilhos mentais? 

Sabe quando você compra um produto e nem se deu conta, pois não estava nos seus planos? É exatamente este o poder dos gatilhos mentais sobre as vendas. 

Neste sentido, gatilhos mentais são estímulos enviados para o nosso cérebro para realizar uma determinada ação e esta ação passa a ser automática, como um hábito. 

Entendendo um pouco mais sobre o nosso cérebro 

O nosso cérebro trabalha bastante, com isso, ele tenta a todo momento poupar energia, quanto menos gastar, melhor pra ele, nesse sentido, tudo que for automático, poupando-o de pensar, será bem-vindo, logo os gatilhos mentais ajudam nosso cérebro a poupar certos pensamentos.   

Em outras palavras, é por isso que é importante usar gatilhos mentais para persuadir na hora de usar as estratégias de venda e de marketing, pois vão te ajudar a faturar muito mais todos os meses

 Todavia, é importante ressaltar que persuasão e manipulação são duas coisas diferentes. 

  • Persuasão: envolve detalhes e características positivas, você vai apenas dar um “empurrão” para onde essa pessoa deseja ir, é uma forma de incentivo, em outras palavras, você vai fazer com que ela perceba algo que ela já quer
  • Manipulação: a manipulação é quando a pessoa é forçada a fazer algo que não quer, envolve características negativas. 

Sobre o uso dos gatilhos mentais, além da escrita no Instagram, você também pode utilizá-los em outros meios, como: 

  • Página de vendas 
  • E-mail marketing 
  • Conteúdo 
  • Re-Marketing 
  • Facebook 
  • Youtube 
  • Telegram 

Vamos então a eles? 

Escrita para Instagram exige escassez 

Com certeza, você conhece esse gatilho e já viu por toda a Internet. “Por tempo limitado”, “últimas vagas”, “apenas hoje” e por aí vai. Pois é. A escassez usa da escrita para Instagram a fim de que os usuários não percam tempo e adquiram, interajam ou participem do que a postagem propõe. 

Uma dica aqui é ser ético com seu público e definir sempre prazos corretos. Se for promoção, respeite o que você divulgou. E lembre-se: se você usar esse recurso o tempo todo ele deixa de ser válido. Ou ainda, se colocá-lo de forma ampla demais. Delimite sempre! 

Autoridade 

Existem dois tipos de pessoas na nossa sociedade, aquelas que comandam e aquelas que seguem os comandos e a maioria das pessoas se concentra no segundo grupo, porque é mais fácil, além de que todos nós temos a necessidade de seguir alguém que tem mais conhecimento. Buscamos sempre um “guru” e não é diferente no marketing. 

Pensa comigo: você vai comprar um curso de música, investimentos, marketing, etc., de alguém que tem e mostra os resultados por conta da experiência e estudos, ou de alguém que não tem case de sucesso, não sabe muito bem do que está falando, sem experiências, cursos, estudos, etc.? 

Você pede e segue conselho de quem sabe do que está falando, passou pelas mesmas situações ou quem fala sem ter experiências e vivências neste assunto? 

Urgência na escrita para Instagram 

Não é novidade que a urgência seja um gatilho, já que estamos vivenciando um momento em que tudo é muito rápido, logo, estamos condicionados a querer as coisas de forma rápida também. 

É o famoso exemplo “Apenas hoje você compra pela metade do preço”, “você tem 24 horas para aproveitar esta promoção”. 

Reciprocidade 

É um gatilho interessante para criar conexão com o público. Sabe quando você ganha um presente e logo em seguida compra outro para a pessoa? É quase automático, não é? No marketing e nas vendas, a ideia é a mesma. Uma dica é enviar material gratuito, bônus, etc. 

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Novidade 

Outro gatilho interessante, o maior exemplo é a Apple, que usa bastante. Todos nós gostamos de novidades. Pense comigo, se você tem um curso, que tal no ano seguinte criar alguma novidade dentro dele? Acredite, muitas das pessoas que já fizeram, vão querer fazer novamente. 

História 

Este gatilho merece um artigo só para ele, storytelling é uma ferramenta poderosa, pessoas adoram contar e escutar histórias, quer um exemplo? Literatura, séries de Tv, novelas, a própria bíblia, pintura nas cavernas, etc. 

Muitas marcas utilizam este recurso, a Coca cola é um exemplo, quem não se lembra daquelas propagandas criativas e bonitas visualmente na época de Natal? 

Isso tudo porque a história nos leva pra dentro dela e a gente tem a sensação de estar vivenciando e sentindo tudo que se passa na história, ou seja, histórias nos envolvem. 

Exclusividade 

Por último, o gatilho que escolhemos para você utilizar na escrita do seu Instagram e atrair mais seguidores e possíveis clientes, é a exclusividade, que traz aquela sensação de ser uma pessoa importante, valorizada. 

Exemplo: conteúdos exclusivos, lista vip, cartão com desconto, etc… 

Lembre-se que você pode usar mais de um, principalmente junto com a escassez, pense nas suas estratégias junto com as dicas que demos para você fazer o seu Instagram bombar. E a última dica é, cumpra com as suas promessas, se você vai tirar o produto do ar em 24 horas, tire do ar, se você não tiver uma novidade, não fale que tem, as pessoas que te acompanha vão saber. 

E agora, você vai colocar tudo isso em prática? 

Se precisar de ajuda, já sabe: chame a Megali e iremos criar um planejamento incrível para você. 

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