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Growth Hacking: a estratégia de testar o tempo todo

Growth Hacking

Tempo de leitura: 9 minutos

O Growth Hacking é uma metodologia muito utilizada por startups e empresas de tecnologia e pensa em um Marketing orientado para experimentos. Ou seja, a proposta é ser capaz de testar, de maneira assertiva, as melhores formas de potencializar um negócio. 

O termo foi criado por Sean Ellis e se baseou em criar e testar hipóteses sobre possíveis gatilhos que, quando acionados, resultam em um crescimento rápido de uma empresa. O principal foco do Growth Hacking é encontrar estratégias e ações que provoquem o maior impacto da maneira mais simples e rápida. 

Neste artigo, vamos aprofundar no assunto e contar todos os detalhes desta técnica. Se você preferir, pode também ouvir sobre o Growth Hacking no podcast da nossa SEO Larissa Catalan, clicando em um dos links a seguir: AppleSpotify ou Google

Para testar é preciso embasamento e conhecimento 

Primeiramente, antes de se aprofundar no Growth Hacking é preciso compreender que as hipóteses e ações testadas não são criadas a esmo, na lógica do “vamos testar qualquer coisa e ver o que dá resultado”. Elas são embasadas e só se testa o que tem chances de apresentar bons resultados com um bom custo/benefício.  

Essa é uma forma quase científica de desenvolver e aplicar estratégias de crescimento e pode ser utilizada em diversas áreas de uma empresa, como marketing, vendas e gestão. 

Que resultados essa metodologia pode trazer para a minha empresa? 

Como dissemos no início, não espere resultados mágicos do Growth Hacking. É claro que é possível encontrar exemplos de empresas que realizaram uma pequena alteração na cor de um botão do site e com isso obtiveram uma melhora impressionante em seus resultados do dia para a noite. Mas, no geral, ao utilizar essa técnica, o mais comum é conquistar o crescimento pela constância. Por isso é tão importante você entender sobre as tendências do Marketing antes de aplicar a técnica do Growth Hacking. 

Ao utilizar o Growth Hacking você está constantemente testando e aplicando pequenas ideias para melhoria do seu negócio que, individualmente, irão resultar em pequenas taxas de crescimento. Porém, ao somar todas essas pequenas melhoras no resultado, isso irá representar um grande impacto em sua empresa. 

Como utilizar Growth Hacking em seu negócio? 

Realizar ações de Growth Hacking é simples, basta criar hipóteses, testá-las e avaliar os resultados. Mas como fazer isso de uma forma técnica, séria, e não na base do “achismo”? Para isso, preparamos um passo a passo: 

1. Defina que resultado você pretende melhorar 

Observe os resultados de sua empresa, veja quais indicadores precisam ser melhorados para alcançar seus principais objetivos e foque seus esforços neles. Por exemplo, se o principal objetivo de sua empresa é gerar mais oportunidades de vendas e você observou que as visitas ao seu site têm aumentado, mas a taxa de conversão de leads não está acompanhando esse crescimento, você pode se utilizar o Growth Hacking para alavancar seus resultados nessa métrica. 

2. Gere ideias e selecione as melhores 

Com o seu objetivo em mente, faça uma lista com ideias práticas que podem te ajudar a atingir o resultado esperado. Para gerar essas ideias, você pode realizar um benchmarking e ver o que tem sido feito por outras empresas do seu setor, pesquisar casos de sucesso relacionados ao seu objetivo, buscar ideias em grupos de discussão, blogs e livros que sejam referência no assunto e fazer um brainstorm com seu time. Anote todas as ideias que você encontrar e que surgirem nesse momento, sem exceção. 

Com essa lista em mãos é hora de selecionar as ideias que serão testadas. O ideal é focar naquelas que sejam simples de serem aplicadas e que gerem um alto impacto no resultado esperado. Por exemplo, uma ideia para aumentar a taxa de conversão de leads em uma determinada landing page pode ser diminuir os campos a serem preenchidos no formulário dessa página. 

3. Crie um modelo e coloque em prática seu experimento no Growth Hacking

Após escolher as ideias que serão testadas, é hora de planejar como elas serão executadas e analisadas. Esse é o momento de definir quem será o responsável pela execução do projeto, o que será feito exatamente, qual o período do teste, quais as métricas serão monitoradas, qual o resultado esperado, etc. É aqui que a ideia vira uma hipótese. 

Voltando ao nosso exemplo, se formos diminuir os campos de um formulário em uma landing page, podemos criar o seguinte modelo de experimento: 

Objetivo: aumentar a taxa de conversão na landing page (resultado atual: 32%) 

Hipótese: com a retirada de dois campos de nosso formulário esperamos aumentar em 5% as conversões na página. 

Métricas: número de visitas a página e número de cadastros efetuados 

Ações necessárias: retirar os campos “telefone” e “cidade” do formulário; monitorar os resultados semanalmente 

Período do experimento: de abril a junho de 2021 

Responsável: João 

Com tudo documentado, é hora de colocar o teste para rodar da maneira planejada. Acompanhe regularmente as ações e os resultados preliminares. Dessa forma, caso a hipótese que está sendo testada piore muito os resultados, você pode parar o teste antes de prejudicar demais o seu negócio. Tenha em mente que essa é uma medida extrema, então, use o bom senso ao optar por desistir de experimento antes do prazo determinado. 

4. Analise os resultados e registre os aprendizados e novas ideias 

Ao finalizar o período do teste, analise os dados obtidos e verifique se a hipótese se confirmou. Caso não tenha alcançado o objetivo esperado, não fique desanimado. O objetivo dos testes também é gerar aprendizados e até mesmo novas ideias e hipóteses. 

Registre os resultados alcançados e seus aprendizados junto com o modelo do experimento criado para a hipótese inicial. Acrescente as novas ideias que surgirem dessa análise à planilha de ideias criada no início de todo esse processo. 

Utilize o Growth Hacking com uma agência expert em Marketing 

Agora que você sabe mais sobre Growth Hacking, que tal começar a utilizá-lo em sua empresa? Mais do que um método, essa é uma forma de olhar para o seu negócio que vai permitir que você explore, teste e descubra constantemente uma nova forma de melhorar seus resultados. Nós somos uma agência que coordena sites, blogs corporativos, e-mail marketing, mídias pagas, SEO, redes sociais e campanhas online e offline de forma completa.  

Ou seja, somos capazes de atuar nas mais diversas formas de comunicação dentro da sua empresa, a fim de gerar mais autoridade da sua marca e produtividade.  

Entre em contato conosco clicando aqui e confira nossas opções. 

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