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Fim de ano precisa ter retrospectiva. Não apenas para relembrar o que impactou durante o ano, mas para ajudar a pensar o ano seguinte. E no Marketing, não é diferente.
Analisar e conhecer as melhores propagandas e ações de Marketing 2021 podem indicar alguns caminhos para a produção de conteúdo em 2022.
Para entender um pouco mais destas campanhas, decidimos analisar 5 que foram importantes ao longo destes meses, e relacionar alguns pontos que podem indicar o sucesso.
Confira conosco e boa leitura!
Retrospectiva de marketing é retrospectiva que aponta soluções
Não precisamos repetir que a chave para a criatividade o possível “boom” de uma campanha não possui fórmula mágica. Há casos em que a proposta é boa, mas não foi percebida pelo público. Há casos em que a proposta nasceu sem qualquer intenção e atingiu um grande engajamento.
Entretanto, uma coisa é fato: quem lida com marketing, não pode simplesmente deixar acontecer. Ao criar estratégias e compreender melhor o mercado, a possibilidade de sucesso fica mais próxima. E por isso, uma empresa que pretende ter um marketing sólido e com engajamento, deve investir no universo da marca, conhecer os algoritmos da internet e, claro, apostar na criação e manutenção deum branding. Dito isto, confira abaixo as 5 propagandas e ações que separamos para nossa retrospectiva 2021.
Itaú: Privacidade
O Itaú Unibanco entra na retrospectiva 2021 por causa da sua campanha sobre a privacidade de dados. O objetivo da campanha foi conscientizar sobre segurança digital e sobre a importância de todos estarem atentos às informações que são compartilhadas.
Os filmes e peças para as plataformas digitais retratam situações cotidianas onde as pessoas compartilham suas informações pessoais e mostra as consequências que isso traz. A campanha foi desenvolvida pela agência Africa e a produção dos vídeos é da O2 Filmes, com direção de Fernando Meirelles. Mesmo mostrando de forma descontraídas as situações, os filmes reforçam a seriedade do cuidado com o compartilhamento dos dados e veio de encontro à aprovação da Lei Geral de proteção de dados. Confira a campanha abaixo.
Casas Bahia: Armários
Com a hashtag #OrgulhoCasasBahia a campanha Armários foi lançada com os participantes do BBB 21 Gil do Vigor e Lucas Penteado em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+.
O filme da ação, assinado pela agência VMLY&R e com produção da Cine, estreou no intervalo do programa Fantástico, da TV Globo. A trilha sonora traz a música Flutua, de Jhonny Hooker.
Sob o conceito “Se você pensa que armário é só para guardar coisas e não sentimentos, você não está sozinho”, a campanha se passa em um galpão com diversos armários.
Naquela mesa: Governo da Bahia
Ao som da música Naquela Mesa, de Nelson Gonçalves, a campanha mostra famílias preparando refeições, em clima alegre, no entanto, com os pratos servidos, a câmera foca nas cadeiras vazias e retrata a dor da perda de um familiar.
A campanha propôs os cuidados durante a pandemia do coronavírus, humanizando as perdas humanas no país.
Naquela Mesa – Campanha Governo da Bahia
Dianho: humorista do Instagram
Se você acessa com frequência as redes sociais, provavelmente já deparou com a expressão “todo Nicolas Cagezinho” na legenda de alguma foto em que alguém queria um “biscoito” — termo para quem busca arrancar elogios de seus seguidores. Pois bem, esse termo que faz referência ao famoso ator hollywoodiano e viralizou foi criado por Fernando Schmidt, cujo apelido é Dianho, um gaúcho de Santa Cruz do Sul.]
Somando Instagram, TikTok, Facebook e Youtube, o humorista já soma mais de 3,5 milhões de seguidores, sendo as duas primeiras redes sociais citadas as mais bombadas devido ao seu estilo de conteúdo: vídeos geralmente curtos mostrando o dia a dia no meio rural, reformando a sua casa ou viajando para os compromissos que estão cada vez mais constantes, sempre acompanhado de comentários peculiares e da risada característica do criador de conteúdo.
Shopee e Jackie Chan
Por último, a campanha do 9.9 Super Shopping Day da Shopee foi protagonizada por uma estrela dos filmes de ação, nada menos do que Jackie Chan. No comercial, o ator aparece performando uma luta e logo após ouvir a notificação do app de vendas, começa a dançar ao som do jingle de Shopee. Além disso, ao final do clipe, Chan fala em português.
Segundo dados da empresa, a campanha potencializou mais de 40% nas vendas daquele mês, e ajudou a desmistificar o conceito de produto chinês com baixa qualidade.
Não perca o 9.9 Super Shopping Day da Shopee | #ShopeeBR
E você, qual campanha gostou mais?
Tem alguma que não poderia ficar de fora? Conta pra gente.
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