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As tendências do marketing não são tão imprevisíveis quanto parece nem surgem, em sua totalidade, como uma surpresa. Ou seja, a primeira coisa que devemos saber sobre o assunto é que há a possibilidade de compreender o mercado e formular estratégias para antecipar cenários.
Um bom exemplo a respeito disso é o aumento das vendas online e o advento do home office, por causa da pandemia de Covid-19. Sim, nós sabemos que a situação fugiu às expectativas de qualquer segmento, mas não é possível dizer que o resultado foi mágico. Isso porque, mesmo antes de um momento em que houve o “boom” do e-commerce e do serviço remoto, vários fatores já apontavam para esta mudança.
Por exemplo, o home office já tinha 3,8 milhões de trabalhadores antes da pandemia e 98% deles diziam que preferiam este tipo de trabalho. Por sua vez, as vendas online apresentavam, na última década, um aumento de quase 70% por ano. Isso é tendência.
Mas no Marketing propriamente dito, é possível antecipá-las? E o mais importante, utilizar disso a favor do crescimento da sua empresa? Confira sobre o assunto no artigo de hoje e boa leitura!
Antecipar tendências do marketing exigem atenção e informação
Bem, você pode estar se perguntando: há uma fórmula para que a tendência do marketing possa ser percebida logo em seus primeiros momentos? A resposta é sim.
Contudo, é necessário que os gestores de cada empresa sejam capazes de identificar oportunidades e combater os possíveis colapsos comerciais. Para isso, a melhor opção é recorrer a dados de fontes confiáveis, de modo a reconhecer padrões comportamentais.
O Tik Tok, por exemplo, tornou-se um fenômeno em 2021, a ponto do Instagram criar um serviço similar – o Reels. Mas esse fenômeno já vinha sido analisado por quem percebeu alguns fatores como:
- Maior engajamento de vídeos curtos pelo público mais jovem;
- Possibilidade de edição audiovisual pelo celular;
- Produção de conteúdo feito de forma caseira e prática.
Em outras palavras, antes de se tornar uma febre, o Tik Tok já apontava uma causa.
Abaixo, reunimos algumas dicas importantes para que você seja capaz de antecipar tendências do marketing.
Conheça e acompanhe os influenciadores digitais do seu segmento
Não importa o ramo de atuação da sua empresa. Há um nicho para ela na Internet e há nomes que são autoridades nele. Além disso, de acordo com o ramo de atuação, canais em serviços de streaming, palestrantes e especialistas costumam abordar assuntos que, posteriormente, apontam caminhos.
O importante aqui é não se ater ao que você gosta ou não.
E não deixe de consumir conteúdo estrangeiros, uma vez que é comum que tendências de marketing no Brasil surjam, anteriormente, em outros países.
Entenda a movimentação que a sua concorrência faz
A empresa que não avalia o trabalho, produto ou serviço da concorrência pode acabar sendo ultrapassada por ela. Isso porque, em um mundo globalizado e com fácil acesso virtual, um possível cliente irá migrar de empresa caso se interesse por outra.
Por isso, é preciso acompanhar qual tendência de marketing o seu concorrente está utilizando. E pensar em uma estratégia a partir disso. Mas lembre-se: você não precisa ser reativo à sua concorrência o tempo todo. Acompanhá-la é se permitir a identificar os pontos fracos da sua empresa e buscar elementos que possam, por exemplo, fornecer insights para elaborar novas soluções.
A tendência do marketing pode estar na boca do seu cliente: ouça-o!
Muitas empresas focam na venda e esquecem de tudo o que acontece depois. E é justamente na pós-venda, quando existe a chance de fidelização ou feedback, que o cliente pode trazer uma resposta inovadora.
Pense da seguinte forma: se é ele quem consome e compra seu produto ou serviço, é possível que ele seja capaz de identificar o que pode melhorar. Ou o que ainda falta.
Porém, não confie apenas nos feedbacks espontâneos. Incentive sua empresa a realizar pesquisas de satisfação regularmente.
Saiba os indicadores e busque padrões a partir deles
Na era da inteligência de mercado, é essencial que uma empresa consiga analisar os possíveis padrões de comportamento do cliente, como por exemplo:
- Canais preferidos para aquisição;
- Preferência por cores, modelos ou itens adicionais;
- Formas de pagamento;
- Expectativa com o produto.
Todos eles, juntos, criam um panorama onde é possível construir estratégias assertivas para cada cenário identificado. Dessa forma, a empresa poderá alocar recursos em situações que deem maior satisfação ao cliente e melhor retorno financeiro.
Novas tecnologias e a análise SWOT
A análise SWOT diz respeito a ser capaz de mapear, através de programas, as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio. Tal procedimento está totalmente alinhado com a proposta de usar a tecnologia a favor, a fim de descobrir as tendências do marketing.
A partir disso, a empresa será capaz de gerenciar melhor o seu relacionamento com os clientes, saber as necessidades do seu público-alvo e personalizar o atendimento.
Armazene a jornada do cliente de forma correta
Por último, é preciso estar atento em como as informações do cliente estão sendo armazenadas, durante toda a jornada de compra. Isso significa ter em sua base de dados, o histórico completo que permita a identificação de tendências de marketing além de cenários ideais para abordagem.
Ao analisar o histórico de compras de um cliente, por exemplo, é possível estimar quando ele precisará fazer um novo pedido, e antes que a concorrência seja abordada para uma pesquisa de preço, o vendedor pode fazer uma oferta com preço promocional.
Identificar tendências, portanto, pode ser uma ação de nível gerencial ou operacional, dependendo apenas do seu âmbito de atuação. Ainda assim, quando bem aplicada, aumenta consideravelmente as chances de sucesso.
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