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O Universo da marca é um dos conceitos mais importantes e que irão conduzir todas as diretrizes verbais e visuais de uma marca. Em resumo, é como a sua marca fala com seus clientes e consumidores e a forma como eles a enxergam.
Possivelmente, você já deve ter ouvido falar que vivemos a era das experiências, onde o produto ou serviço precisa fornecer uma situação épica ou memorável a quem o adquire. E para que isso aconteça, o universo da marca precisa ser levado em conta.
Anteriormente, falamos aqui no blog sobre outros recursos do Marketing, como por exemplo, a redação SEO do seu site, a criação do branding e até mesmo a estratégia de testar o tempo todo. Agora é hora de juntar todas essas informações e compreender melhor sobre o Universo da Marca. Confira conosco e boa leitura!
O que é o Universo de Marca?
Sim, a gente acredita que você já sabe que sua marca já vai muito além de sua composição visual, certo? Isso porque uma marca bem construída se insere dentro de um universo próprio composto por uma série de elementos verbais e visuais que potencializam sua mensagem.
Mas não custa lembrar: dificilmente um elemento de sua marca será autossuficiente e geralmente tais elementos aparecerão juntos de outros, e é precisamente por isso que, combinados, eles devem fazer sentido. Por isso, é possível afirmar que o Universo de Marca existe para sistematizar todas as diretrizes verbais e visuais da sua marca. Em outras palavras, ele irá reunir normas e direcionamentos e, a partir deles, conseguirá traduzir conceitos e valores em textos e imagens.
A linha que delimita até onde vão essas diretrizes pode variar e depende principalmente do escopo do projeto. Abaixo, confira as principais definições do Universo da marca e a importância delas para o Marketing da sua empresa.
Personalidade: O Universo da marca precisa ser único e exclusivo
No Universo da marca, a personalidade diz respeito às características que personificam a marca e tentam descrevê-la de forma mais humana, como se a empresa fosse, de fato, uma pessoa. A marca ganha sentimentos, traços de personalidade, características marcantes, sonhos, objetivos e até mesmo defeitos.
A sua marca é mais criativa ou mais metódica? Comunicativa ou introspectiva? Se inteligência é um atributo importante para a sua marca, ela seria mais parecida com o acadêmico normativo e rigoroso ou com o estereótipo do gênio excêntrico? Uma dica muito boa é escolher um personagem ou celebridade para materializar essa personalidade, se a sua identidade corporativa for criativa e divertida, por exemplo, o Fábio Porchat pode ser uma boa escolha. Essa materialização pode ajudar na gestão da sua marca, você pode pensar em “Como o Porchat falaria isso?” ou “Como o Porchat resolveria este problema?”.
Percebe que ao definir essas características já começamos a imaginar também a maneira de escrever um texto em uma rede social por exemplo. Imagine, por exemplo, pensando no Universo da marca, a Netflix comentando sobre o mercado econômico. Ela o faria de modo leve, com emojis e afins, não é mesmo? E se fizesse de forma mais séria, seria compreendida por seus seguidores?
Base discursiva e tom de voz da marca
A base discursiva e o tom de voz delimitam, no universo da marca, a construção de discursos verbais. A marca fala em primeira pessoa ou terceira pessoa? Singular ou plural? O estilo textual é narrativo, dissertativo ou jornalístico? Fala de forma prolixa ou mais informal? É intensa ou comedida? Sua linguagem é técnica (500 GB de armazenamento) ou humana (2000 horas de música)? Existem palavras ou expressões que devem ser recorrentes no discurso?
A esta altura do campeonato, é provável que você seja capaz de responder as perguntas acima sem quebrar muito a cabeça, pois você já definiu o que e quem sua marca é, caso você tenha dúvidas confira Os Arquétipos da marca. Mas em resumo, a melhor forma de deixar claras as suas definições são através de exemplos. Escreva pequenos textos ou frases que você julga ideais, adequados à sua marca, mas também escreva exemplos do que NÃO fazer. Estes últimos são responsáveis por eliminar dúvidas que ainda possam existir.
Elementos gráficos de apoio e linguagem gráfica no universo da marca
De modo geral, os elementos e a linguagem gráfica são sistematizados ao se definir o branding e seu impacto.Isso inclui escolher os padrões, cores, formas geométricas, recursos estilísticos, linguagem gráfica, estilo de ilustrações, etc.
O símbolo da Marca Gráfica possui um elemento que se desdobra num padrão? Especifique como, quando e por que utilizar esse padrão. As ilustrações devem possuir cantos arredondados, formas simples e utilizar somente a paleta cromática institucional? Traga exemplos, defina uma cor Pantone e especifique os padrões de cor CMYK e RGB. Sua marca tem uma pegada handmade e você só usa embalagens com papel kraft? Escreva sobre isso.
Estilo fotográfico
Assim como as manifestações gráficas da marca descritas anteriormente, uma fotografia diz muito além do que ela objetivamente mostra e é imprescindível no universo da marca. Definir um estilo fotográfico ou especificações para fotografias que façam sentido com todo seu posicionamento e discurso é essencial para manter a coerência da mensagem. Se a marca da sua empresa de odontologia trata principalmente de resultados, e o público-alvo são crianças, talvez a imagem mais lúdica e com os pequeninos desmistificando o medo do dentista seja a mais adequada.
Dedicar um tempo para especificar seu estilo fotográfico faz com que além de você utilizar um meio bastante subestimado para reforçar sua mensagem (empresas tendem a ser conservadoras e permanecer nos clichês durante a escolha de fotos), você facilite a criação de composições adequadas à sua identidade visual, poupando tempo e dinheiro.
Tipografia dentro do universo da marca
No universo da marca, as famílias tipográficas reforçam o propósito e a personalidade de marca. Mas além disso, é importante que você especifique a lógica por trás do uso das fontes escolhidas. Por isso, é importante definir a hierarquia entre diferentes famílias tipográficas: qual será a fonte utilizada para títulos e chamadas importantes? Como funciona o uso dos diferentes pesos da tipografia? Qual a fonte dos textos mais longos? E das legendas de fotos? Quais os tamanhos preferenciais? E o tamanho da entrelinha?
Com um sistema de uso tipográfico bem estruturado, você economiza tempo e integra mais um elemento importantíssimo ao seu sistema de identidade visual para reforçar sua mensagem e manter a coerência de seu discurso.
Sabe o que fazer mas não sabe como fazer? A Megali tem a solução
Agora que você sabe mais sobre o universo da marca e sua importância, você precisa conhecer a Megali. Com uma proposta diferente das agências tradicionais de marketing, a Megali se envolve no seu projeto em todas as etapas, a fim de proporcionar uma reestruturação ou mesmo criação da sua marca de modo lógico, planejado e criativo.
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